08 junho 2014

Dicas para blogs: 5 dicas para melhorar seu blog


Oi pessoal! Hoje trouxe mais um post com dicas para blogs. Primeiramente eu queria deixar claro que isso o que vou falar são apenas dicas que eu utilizo e que funcionaram pra mim, não significa que o que eu irei dizer será uma fórmula exata para o seu sucesso. Também quero pedir desculpas porque o post será um pouco longo. Bom, sem mais delongas, vamos começar!

1 - Português é tudo
Com o blog estamos em constante contato com a escrita, e é por meio dela que conseguimos passar o nosso conteúdo para os outros. E nada mais obvio do que o uso do português correto ser um ferramenta estritamente necessária para conseguir tal coisa. Pense em dois blogs que possuam o mesmo tipo de conteúdo, um deles escreve seus posts repletos de erros ortográficos, assim como abreviações, entre outros erros comuns. E o outro escreve corretamente respeitando o português. Qual desses blogs você irá preferir ou associar a uma imagem mais profissional? Acho que essa pergunta não precisa nem de uma resposta. Veja bem, eu não estou dizendo que para ter uma imagem mais profissional, seja necessário uma linguagem rebuscada, com palavras difíceis e tudo mais. Apenas estou dizendo que escrever corretamente é fundamental.

Dica: Se você tem dificuldade em escrever corretamente existem diversas formas de conseguir ajuda. Você pode recorrer ao velho e bom Google na hora de escrever algo ou pode passar a escrever seus posts no Word antes de postá-los no blog, assim o corretor automático irá te ajudar a corrigir os possíveis erros. 
2 -  Uma imagem vale mais que mil palavras
Essa frase traduz exatamente um importante tópico na hora de melhorar o conteúdo do seu blog. Nenhuma palavra do mundo tem o poder de transmitir a compreensão que uma imagem tem. Então é muito fácil pra quem tem um blog, passar seu conteúdo através de uma imagem do que de um texto, mas não pense que isso torna a escrita dispensável, apenas estamos mostrando o quanto uma imagem pode agregar a um post.

Dica: Na hora de escrever seu conteúdo, tente introduzir alguma imagem que ilustre o assunto, assim o seu post ficará muito mais atrativo para o seu leitor, como também será muito mais fácil para ele entender o que você está querendo passar. 
3 - Solte o verbo 
Algo muito importante na transformação de um conteúdo em algo relevante para seus leitores, é a forma como você explora determinado tema. Não basta apenas fazer um post sobre algo que você acha legal, sem saber falar sobre o assunto. O que não significa que você deve se tornar um Expert no assunto, mas que saiba desenvolver minimamente o conteúdo, afinal é através dele que você irá ganhar a atenção do seu leitor. Além do mais, o Google na hora de rankear os links, costuma dar as melhores posições para os post com mais de 300 palavras. Ou seja, se seu post estiver bem pequeno, a probabilidade dele aparecer no topo na pesquisa do Google é bem menor (mas não interprete isso como "Ai meu Deus! preciso fazer um post gigante", não, apenas preste atenção em não produzir algo tão pequeno).


Dica: Na hora de escrever sobre algo, tente procurar sobre o assunto, adicionar informações importantes que acrescentem ao post, tornando-o mais informativo. Assim você terá um post mais rico em conteúdo. 
4 - Distribua valores
Uma ferramenta que eu vejo poucas pessoas usando mas é extremamente útil, é a distribuição de valores em um texto, ou seja, você determinar o que é mais importante no texto e destacar tal parte. Por exemplo, nesse post você pode perceber que há várias partes em negrito, são as partes que eu julguei mais importante dentro do meu texto. Desta maneira, você consegue mostrar ao leitor algo que tenha peso no texto, e que possivelmente irá chamar a atenção dele para ler o post inteiro. 

Dica: Você pode usar essa ferramenta de diversas maneiras, seja colocando palavras em negrito, aumentando a fonte, mudando a sua cor. Ou também pode colocar parágrafos dentro de um blockquote (um box, como o que esse texto está dentro. Para colocá-lo no seu post, basta ir na parte de edição do html do seu post e colocar o seguinte código <*blockquote> SEU TEXTO<*/blockquote> Sem os *).
5 -  Tenha senso
Essa palavra deveria ter um peso enorme na hora de formularmos um conteúdo. Mas é fato que algumas pessoas esquecem completamente dela. Então antes de qualquer coisa, tenha senso, se você não sabe sobre um assunto, não tente forçar, procure outro assunto para abordar. Não confunda seus gostos com suas habilidades. Não adianta você fazer um tutorial porque adora maquiagem, se você não sabe se maquiar.

Dica: Procure assuntos que você tenha conhecimento, ou faça posts sobre ramos que você domina. Não adianta forçar um assunto que você não sabe, seus leitores não vão te achar mais legal por isso, aliás, a única coisa que você irá conseguir é ser tachado com sem noção. 
Bom, essas foram as dicas de hoje, se você gostou é só deixar nos comentários a sua opinião que eu irei adorar lê-las. 

Outras dicas para blogs: Como eu edito minhas fotos | Layouts Free

14 comentários:

  1. Gostei das dicas ajudaram muito obrigada!
    Tem post novo no blog venha conferir sua opinião é muito importante
    bjos....
    http://erildabarbosapadula.blogspot.com.br/2014/06/mimos-recebidos-da-sajomania.html

    ResponderExcluir
  2. Essas dicas para blogs são muito úteis. Cuidado com a escrita é fundamental. ^^

    ♥Blog: Like The Moon♥
    ♥Página do blog♥

    ResponderExcluir
  3. Nossa, achei super interessante. Quando li o titulo esperava ver as mesmas dicas de sempre... me surpreendi!
    Parabéns pelas dicas e pelo blog, lindooo!
    ENCONTRO SOLIDÁRIO DE BLOGUEIROS EM SP: https://www.facebook.com/events/186739951515639/
    SORTEIO A MENINA QUE COLECIONAVA BORBOLETAS: http://www.cappuccinoebobagens.com/2014/04/sorteio-menina-que-colecionava.html

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Ameei as dicas ! So li verdades , e imagem [e oque n'ao pode faltar no post !

    ResponderExcluir
  6. Amei Rah, parabéns pelo blog achei maravilhoso!
    Vem me fazer uma visitinha: http://loirammorena.blogspot.com.br/
    Um super beijo ;*

    ResponderExcluir
  7. Adoreii as dicas!

    Vão ser muito úteis no meu Blog :))

    É minha primeira visitinha aqui no Blog, E vou voltar! ADOREI <3

    Blog muito linddo *--* e tem posts ótimos!

    Já estou seguiindo :3

    Se der dê me faça uma visitinha, comente, siga e participe do sorteio que está rolando por lá!!!

    http://francielebazan.blogspot.com.br/

    Beijos Florzinhaa :)

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas. Eu gosto muito de ler esse tipo de post pra eu ver
    onde estou errando com meu blog. É sempre bom melhorá-lo.

    xoxo' <3

    É de grau! | Sorteio | Instagram

    ResponderExcluir
  9. Simplesmente ótimas dicas,gosto muito de estar sempre lendo esse tipo de post a dica 3 foi a que eu mais curti :3

    cherrycharming2.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ótimas dicas Rah, adorei..
    Estou sempre tentando melhorar :)

    Beijinhos, Lah
    www.afeminina.com.br

    ResponderExcluir
  11. Adorei as dicas!! Bjos!!

    www.carinaalmeida.com

    #PLF

    ResponderExcluir
  12. Essas dicas são ótimas, eu adorei! Já anotei aqui pra não esquecer pois melhorar é sempre bom.

    #ProjetoLeitorasFiéis
    blog-minha-voz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Colocando em prática as dicas !
    #plf
    www.e-ntreamigas.blospot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Dicas muito boas! Acho que você falou tudo! Bjos e já tô te seguindo!
    www.lendoodia.com.br

    ResponderExcluir

FOLLOW ME @RAYANAAG

(C) 2014 - Layout desenvolvido por Rayana Aguiar - Tecnologia Blogger
Código de postagens recentes por Janaína Poderon