04 julho 2014

Resenha: Trilogia Sereia

Oi pessoal! Acho que nunca resenhei nenhum livro aqui pra vocês, e como sempre alguma pessoa me pede pra resenhar os livros que eu leio, eu resolvi começar com essa trilogia que eu terminei de ler recentemente. A trilogia é da Tricia Rayburn e aborda o tema Sereia. Para quem estiver com um pé atrás antes de ler, quero deixar claro que não dei nenhum tipo de spoiler, então sintam-se livres para ler o post todo sem medo. 

Sinopse: Vanessa Sands, de 17 anos, tem medo de tudo – do escuro, de altura, do mar –, mas sua destemida irmã mais velha, Justine, está sempre por perto para guiá-la a cada desafio. Até que Justine vai mergulhar num precipício uma noite, perto da casa de veraneio da família em Winter Harbor, e seu corpo sem vida aparece na praia no dia seguinte. Os pais de Vanessa tentam superar a tragédia retornando à vida cotidiana em Boston, mas ela sente que a morte da irmã não foi acidental. Depois de descobrir que Justine estava escondendo diversos segredos, Vanessa volta para Winter Harbor, esperando que Caleb, o namorado de sua irmã, possa esclarecer algumas coisas, mas o garoto está desaparecido. Logo, não é apenas Vanessa que está com medo. Winter Harbor inteira fica em alvoroço quando outro corpo aparece na praia, e o pânico se instala à medida que a pequena cidade se torna palco de uma série de acidentes fatais relacionados com a água, em que as vítimas são encontradas sorrindo horrivelmente de orelha a orelha. Vanessa e Simon, irmão mais velho de Caleb, unem forças para investigar os estranhos acontecimentos e, no caminho, a amizade de infância se transforma em algo mais. Conforme eles vão encontrando ligações entre a morte de Justine e a súbita erupção de afogamentos assustadores na cidade, Vanessa descobre um segredo que ameaça seu romance com Simon – e que vai mudar sua vida para sempre. 
Minha opinião: Sabe quando você compra um livro, mas fica com aquele pé atrás da história não te agradar? Eu confesso que quando comprei o primeiro livro da trilogia, essa era a sensação que eu tinha. Algo me dizia que o tema não ia emplacar e dar lugar aquela história que nos tira o fôlego. Mas quer saber de uma coisa? Eu estava engana. A narrativa é cativante, e a história tem um quê de suspense, e até mesmo terror, que te deixa curioso para saber o que irá acontecer com os personagens de Winter Harbor. 
O que mais me cativou foi o livro ser um YA sobrenatural que não tem o romance como o foco principal da história, mas sim o próprio tema das sereias, esse é o enredo principal.  Outro ponto crucial que me cativou foi a forma como a autora abordou o mito da sereia. Ao invés de distorcer a história e colocar sereias boazinhas, o que mais vemos no livro são sereias malvadas e assassinas. 
O único ponto negativo do livro é a protagonista, que vive assustada, e por conta da narração ser feita em primeira pessoa, acaba sendo um pouco chato os constantes medos da protagonista, mas tudo tem um motivo, que ao longo do livro vai sendo explicado.
O livro é uma ótima pedida pra quem está em busca de uma história que não seja tão focada no romance dos personagem, mas sim uma história repleta de suspense e uma pitada de sobrenatural.

Nota: 5/5

Sinopse: Nada tem sido normal na vida de Vanessa desde que ela descobriu que sua irmã foi morta pelas sereias - mulheres fatais das profundezas marinhas - e que tudo que sabia sobre sua família era falso. Seu namorado, Simon, sempre foi o porto seguro de Vanessa, mas agora ele está de volta à faculdade numa cidade distante, e ela acaba se envolvendo com o lindo e popular Parker, seu colega de escola. Repensando seu relacionamento com Simon e incerta sobre as intenções de Parker - e sobre as suas em relação a ele -, ela está mais perdida do que nunca. Assustada com tudo que vem descobrindo em relação a si mesma e à sua família desde que se transformou em sereia, Vanessa nunca se sentiu tão só. Agora, Vanessa precisa entender seu passado e aceitar que é tão fascinante e perigosa quanto suas adversárias.
Minha opinião: Bom, no segundo livro vemos um amadurecimento da protagonista, ela não é mais aquela menina assustada do primeiro livro, acho que por consequência de todos os acontecimentos ocorridos com ela. Também vemos a autora dar uma atenção maior ao romance nesse livro, introduzindo um triângulo amoroso.
Infelizmente tudo o que eu gostava do primeiro livro parece desaparecer um pouco no segundo, todo aquele suspense e terror que a história transmitia parece ficar um pouco apagado. O ponto alto da história fica pro final, que dá o gancho para o próximo livro. 

Nota: 3/5

Sinopse: Um ano depois dos acontecimentos que mataram sua irmã e transformaram Vanessa em sereia, ela tenta desesperadamente manter sua família unida e retomar a vida 'normal'. Mas, não importa quantas vezes mergulhe ou quanta água salgada beba, Vanessa se sente cada vez mais fraca. Ela não tem ideia de como viver na condição de sereia e não quer mais ter que lidar com sua recém-descoberta identidade. É tudo assustador demais. De volta a Winter Harbor para passar o verão, as lembranças do ex-namorado, Simon, estão em toda parte. Vanessa o ama e faria tudo para que o relacionamento desse certo. Mas como pode pedir que ele a aceite de volta, se ela é uma criatura que só trará mais problemas a ele? E como Simon poderá amá-la quando descobrir a terrível verdade - que, para permanecer viva, Vanessa precisa satisfazer seus desejos de sereia, não importando quem saia machucado?
Minha opinião: A primeira coisa que eu notei nesse livro foi a visível mudança da protagonista desde o primeiro livro, a mudança na narrativa, como ela amadureceu no decorrer dos livros. Gostei também do foco que a autora deu a questões como a linhagem das sereias e as consequências disso. Nesse terceiro livro temos aquele clima de suspense de volta, com alguns mistérios que permeiam a história só deixando o leitor ávido para uma resposta.
O livro em si é bem envolvente, e indo contra o segundo livro, que deixou um pouco à desejar, o terceiro com certeza consegue fechar bem todo o enredo construído pela autora. Resumindo a trilogia foi muito bem construída, com personagens cativantes e uma história de tirar o fôlego. Uma ótima opção pra quem está em busca de uma combinação de suspense, romance e uma pitada de terror. 

Nota: 4/5
Você já leu algum desses livros? Então não deixe de dar sua opinião sobre a trilogia nos comentários!

4 comentários:

  1. Esse livro nunca chamou minha atenção, tem até na biblioteca da minha escola e eu nunca considerei pegá-lo mas a sua resenha me fez reconsiderar. Porque pra falar a verdade eu nem conhecia muito sobre o livro, haha :)

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir

FOLLOW ME @RAYANAAG

(C) 2014 - Layout desenvolvido por Rayana Aguiar - Tecnologia Blogger
Código de postagens recentes por Janaína Poderon